
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, sexta-feira, 20, em Luanda, dois indivíduos do Rwanda, pelo fabrico de bebidas energéticas denominada Kambucha Energy, no interior de uma residência, sem as mínimas condições de higiene.
A residência, localizada no distrito urbano da Camama, onde os acusados, além do fabrico das bebidas, também procediam ao engarrafamento e à distribuição para diversas cantinas de Luanda, onde eram comercializadas.
O porta-voz do SIC-geral, Manuel Halaiwa, disse que na residência dos acusados, foram identificadas, ainda, outras infracções como a contrafacção de mercadorias e fuga ao fisco. “As garrafas estavam mal-acondicionadas e suspeita-se que muitas garrafas foram apanhadas na rua, lavadas e fechadas já com o produto para venda”.
A bebida energética, com base nas investigações, estava a ser comercializada em algumas cantinas da zona do Camama. “Todas já foram recolhidas pelas autoridades para não perigar a saúde dos cidadãos”.
A maior preocupação, adiantou, é a garantia da saúde dos consumidores. O trabalho de recolha do produto está a ser feito em cooperação com a Autoridade de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA).