
O cardeal Eugénio Dal Corso, bispo emérito de Benguela, morreu nesta domingo,20, aos 85 anos, vítima de prolongada doença em Itália.
Sem Censura
O missionário chegou a Angola em 1986 e foi reitor do Seminário Maior do Uíge, sendo eleito bispo coadjutor de Saurimo em 1995. Foi nomeado bispo de Benguela em 2008 e serviu até 2018.
Ao longo da sua trajetória, também foi administrador apostólico de Cabinda e desempenhou várias funções na CEAST.
Em 2019, foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco.
PERCURSO HISTÓRICO DE EUGÉNIO DAL CORSO
Dal Corso frequentou o ensino fundamental em Corso e aos 10 anos foi acolhido, como aspirante ao sacerdócio e já com a ideia da missão, em uma casa da congregação fundada pelo presbítero veronês Giovanni Calabria (Pobres Servos da Divina Providência).
Depois de terminar o ensino médio, ele entrou no noviciado da congregação e fez seus primeiros votos em 8 de setembro de 1959.
Depois da profissão religiosa, foi enviado a Grottaferrata, perto de Roma, em um estudantado da Opera Don Calabria, para estudar Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Lateranense.
Ordenado padre em 7 de julho de 1963 na Casa di Nazareth a Verona, iniciou o serviço pastoral em Roma na paróquia – então confiada à sua congregação – de Santa Maria Madre della Misericordia, no povoado de Gordiani, entre as favelas da periferia oriental da cidade.
Três anos depois foi transferido para a residência estudantil dos Pobres Servos da Divina Providência em Verona para concluir sua tese sobre “Don Giovanni Calabria e i fratelli separati” (“Dom Giovanni Calabria e os irmãos separados”). Depois de obter o doutorado em Latrão, permaneceu mais quatro anos na cidade de Verona como professor na casa de formação e como pároco assistente em Santa Maria della Pace (Madonna di Campagna), também neste caso nos subúrbios.
Depois, em dezembro de 1970, foi enviado a Nápoles como pároco de San Giacomo degli Italiani em Poggioreale, perto da prisão. Nesse delicado contexto social desempenhou o serviço pastoral durante quase cinco anos.
Em janeiro de 1975 seus superiores, aceitando seu pedido, enviaram-no um missionário à Argentina: a primeira missão foi em uma área de fronteira, na cidade de Gregorio de Laferrere, a trinta quilômetros da capital Buenos Aires, onde fundou a paróquia com o nome Nuestra Señora de la Paz, que abrange um território com cerca de vinte mil habitantes.