O Ministério do Interior (MININT) manifestou, nesta terça-feira,13, preocupação com a circulação de informações falsas e imprecisas nas plataformas digitais relacionadas com supostos processos de recrutamento nos seus órgãos.
Em comunicado divulgado em Luanda, o departamento ministerial esclarece que, apesar do interesse legítimo de muitos cidadãos em servir a Nação, não está aberto, neste momento, qualquer concurso público ou processo de recrutamento no seio do Ministério do Interior.
“O Ministério do Interior está a acompanhar com preocupação a proliferação de informações imprecisas e susceptíveis de induzir as pessoas em erro que circulam nas plataformas digitais sobre o processo de recrutamento a nível dos seus órgãos”, refere o comunicado.
O MININT reconhece ainda o desejo de muitos jovens e cidadãos em integrar as instituições do Estado, mas alerta para a necessidade de respeito pelos mecanismos legais e oficiais. “Este departamento ministerial reconhece o interesse dos cidadãos em servir a Nação nos termos da lei. Entretanto, informa que, neste momento, não está aberto qualquer concurso público ou processo de recrutamento”, sublinha a nota.
Face à situação, o Ministério do Interior apelou à vigilância da população, encorajando os cidadãos a denunciarem esquemas fraudulentos e a não se deixarem enganar por falsas promessas de facilitação de ingresso. “Apela-se aos cidadãos a denunciarem e a não se deixarem enganar por informações falsas nem propostas de facilitação”, lê-se no documento.
O comunicado reforça ainda que qualquer abertura de processos de ingresso será anunciada exclusivamente através dos canais oficiais do Ministério do Interior.