O presidente francês, Emmanuel Macron, convidou o seu homólogo brasileiro, Lula da Silva, para a próxima cimeira de líderes do G7, que se realizará em junho em Evian, indicaram hoje fontes oficiais do Brasil.
De acordo com o Palácio do Planalto, Macron estendeu o convite a Lula da Silva num encontro que mantiveram hoje à margem da Cimeira de Impacto da IA, que teve lugar em Nova Deli.
O Governo brasileiro não detalhou se o chefe de Estado brasileiro aceitou o convite.
No entanto, desde que regressou ao poder, em janeiro de 2023, o Presidente brasileiro tem participado, na qualidade de convidado, em todas as cimeiras anuais do G7: Canadá (2025), Itália (2024) e Japão (2023).
Na reunião de hoje em Nova Deli, Lula da Silva e Macron, que se reuniram em várias ocasiões nos últimos anos, analisaram também assuntos da agenda global relacionados com “a paz, a segurança e a inteligência artificial”.
“Também conversaram sobre integração transfronteiriça e os esforços conjuntos para combate ao narcotráfico, ao garimpo ilegal e a outras formas de crime transnacional na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa”, lê-se no comunicado.