
No meu primeiro estágio na Ecclesia em novembro de 2005 encontrei na emissora um elenco de luxo com grandes nomes como: João Pinto, Gabriel Veloso, Benedito Kayela, Margarete Nanga, Josefina Komba, Esperança Gaspar, Vanda Carvalho, Siona Junior Bravo da Silva, Manuel Vieira entre outros tantos, todos muito bons jornalistas.
Sem Censura
O Isidro Chiteculo e o Adão Tiago eram os tais mais ou menos da minha idade. Contudo foi ao Alexandre Cose por aqui conhecido por Alexis de Jesus que foi incumbida a responsabilidade de passar a levar-me à algumas reportagens institucionais. Foi ele que me fez entrar pela primeira vez na Assembleia Nacional. Fomos cobrir a sessão planária que aprovaria o OGE de 2006.
Marcaram-me deste dia dois episódios: Primeiro que os protocolos de entrada na casa das leis eram apertadíssimos e eu nem sequer BI tinha levado. O Kota foi bater um papo básico com os seguranças e depois com o pessoal recepcionista. Cinco minutos depois voltou, agarrou-me pela mão e adentramos no hemiciclo tipo nada. O segundo episódio foi que a meio da sessão plenária a luz basou na casa das leis e os deputados foram dispensados para um intervalo enquanto se tentava uma solução alternativa. Durante o intervalo entrevistei o deputado Gerônimo Wanga que me foi apresentado pelo deputado Sabino Sakutala, o único que eu conhecia e reconheci naquela multidão de parlamentares. Mais tarde fomos informados que a sessão só retomaria as 14 horas, então voltamos para a rádio e a caminho e Kota disse: puto, prepara a fita na parte em que o deputado fala da falta de um gerador alternativo em condições na assembleia. Fiquei um pouco contrariado já que eu pensava em explorar outros ângulos, mas o Kota disse: podes explorar outros ângulos depois, mas agora a notícia é SESSÃO PARLAMENTAR SUSPENSA POR FALTA DE ELECTRICIDADE NA ASSEMBLEIA. Temos um minuto para entrar em directo para o jornal, tens algo melhor do que isso?
A partir do carrito dele (Corolla olho de gato azul escuro) no meio do engarrafamento fizemos aquele directo abrindo o jornal das 12.
Depois do fecho o Kota Cose olhou para mim e disse: mais novo, aprende a dica “a notícia não está na ordem natural do evento”.
Enfim, dicas que nos moldaram. Gratidão.