O Comité Político Nacional (CPN) do PRA-JA Servir Angola realizou, no dia 28 de Novembro de 2025, a sua 2.ª reunião ordinária, no Hotel de Convenções de Talatona, em Luanda, sob a presidência do Dr. Abel Epalanga Chivukuvuku e “no cumprimento do artigo 58.º do Estatuto do Partido”, lê-se no documento final do encontro.
Fonte:semcensura.ao

Sob o lema “Fortalecer o Partido para ser Governo em 2027 e servir Angola e os Angolanos”, a reunião teve como objectivo principal avaliar o grau de execução do programa de acção e o nível de preparação do partido para os próximos desafios eleitorais. Participaram no encontro 348 membros efectivos.
Segundo o comunicado, o CPN analisou previamente a situação socioeconómica do país, tendo constatado que esta “continua a reflectir um estado social de pobreza num grande segmento da população, com fome, debilidades na prestação de serviços sociais básicos e elevado desemprego no seio da juventude”.
A reunião lamentou ainda “a triste continuidade da crise do sarampo e da cólera, que continuam a ceifar vidas, particularmente de crianças, em várias províncias do país”.
O CPN deplorou igualmente “a persistência de casos de intolerância política” em províncias como Benguela, Cuanza-Sul, Uíge, Icolo e Bengo, Malanje, Lunda-Norte, Bié, Cuando-Cubango, entre outras.
Avaliação do Plano Estratégico
A 2.ª reunião ordinária constatou que a execução do “Plano de 10 Pontos Estratégicos”, aprovado em Fevereiro de 2025 e ratificado pelo Congresso Constitutivo em Maio, “foi positiva” no âmbito do triénio 2025-2027.
Foram apreciados e aprovados por unanimidade os seguintes documentos:
- Relatório Político referente ao ano de 2025;
- Relatório Administrativo e Financeiro referente ao ano de 2025.
A reunião fixou igualmente em 11 o número de membros da Comissão Nacional de Auditoria e Disciplina, tendo aprovado os nomes propostos.
Criação da Direcção Geral das Eleições
O CPN aprovou a criação da Direcção Geral das Eleições (DGE), que integrará quatro Direcções Nacionais:
Direcção Nacional da Conquista do Voto (DNCV);
Direcção Nacional da Defesa e Controlo do Voto (DNDCV);
Direcção Nacional para a Elaboração do Programa de Governo (DNEPG);
Direcção Nacional de Imagem e Elaboração dos Tempos de Antena (DNIETA).
Foram igualmente aprovadas as siglas e logótipos da Mulher Servidora de Angola (MUSA), organização feminina do partido, e da Juventude Servidora de Angola (JSA).
Objectivos para 2026
No cumprimento da agenda, o CPN analisou e aprovou os “Objectivos Estratégicos para o Ano de 2026”.
Mensagens finais
A reunião saudou “a realização do Congresso Nacional da Reconciliação, promovido pela CEAST”, considerando-o um contributo para o reforço do espírito de paz e harmonia entre os angolanos.
O Comité Político Nacional congratulou-se ainda com a celebração do 50.º aniversário da Independência Nacional, apelando à união dos cidadãos “para que os próximos 50 anos tragam mudanças substantivamente positivas e conduzam à melhoria irreversível das condições de vida dos angolanos”.