
Este circular da Sonangol-EP n°0021 /GPCE / DCB2C de 29 de Outubro viola um princípio Constitucional onde diz que Angola é uma economia do mercado, sendo uma economia do mercado respeita o princípio da concorrência entre compradores e vendedores, nesse modelo económico o Estado limita-se em criar leis para regularizar o sector económico até porque neste modelo a oferta cria a sua própria demanda ao limitar as quantidade abastecer em todos postos de abastecimento à nível do país pode levar um outro problema na economia principalmente naqueles sector ou empresas que o seu funcionamento.
Fonte: Domingos Lukunde ( economista e pesquisador)
É com base grupos geradores, o que pode acontecer neste caso aumento dos bens e serviços o combustível é uma das variáveis muito agressivo em termo de comportamento quer para o lado da oferta e da demanda, a Sonangol-EP não têm a autorização de definir as quantidades que os postos de combustíveis devem vender até porque essa limitação seria no posto de abastecimento da própria Sonangol-EP empresas distribuidora que seria impossível até porque a Sonangol-EP procura vender o seu produto para pagar as suas despesas correntes..
O controlo de combustível por via de contrato não é trabalho da Sonangol-EP mais sim dos serviços de inteligência e de investigação criminal, as empresas de venda de combustíveis são livres em poder vender as quantidade que eles desejarem e os clientes são livres em poder comprar as quantidade que desejarem até porque essas empresas têm custo a suportar, essa limitação vai gerar dor na família e nas empresas.. a pergunta que não se cala é: como é que a Sonangol-EP irá fiscalizar os postos de abastecimento? A Sonangol-EP tem funcionários suficientes para controlarem a quantidade de combustíveis colocados nas viaturas? As alterações dos depósitos de combustíveis nas viaturas principalmente os camiões é do domínio da polícia até porque toda alterações feita deve constar no livrete.
Restringir as quantidade de abastecimento pode fazer os taxistas e outros veículos serviços de táxi subirem o preço das viagens longas, quanto ao sector agrícola que se usa combustível teriam que fazer vários esforços e nalgumas vezes paralisação das suas atividades para irem comprar combustível. Portanto, essa medida não faz sentido e gostaria ver qual seria o exercício que a Sonangol-EP enquanto distribuidora fará para estancar essa atividade ilegal.