
Foi aberto oficialmente, o ano agrícola 2024-2025, na Ombala Kapinãla, Comuna de Kayeye, município de Nharêa, Província do Bié.
Sem Censura
Na oportunidade, o Administrador Comunal, Horácio Zeferino, começou por agradecer a presença dos visitantes e concomitantemente lembrou que agricultura fora das localidades permite que os filhos não fiquem distantes dos seus pais que se dedicam ao cultivo do campo.
O governante não deixou de citar as palavras do Presidente da República João Lourenço que reitera a massificação da agricultura para que se diversifique a economia do país.
O Director municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas Hélder Huambo, , entende que o presente ano agrícola, cuja abertura oficial teve lugar na província do Bengo, na ultima sexta-feira, 11, e que recentemente foi lançada no município de Camacupa, província do Bié.
O responsável do sector mostrou-se regozijado com os imputes que recebeu para fazer chegar aos camponeses como, 12 por 24 doses, 24 toneladas, fertilizantes do tipo ureia e sementes de arroz, milho, soja, 350 enxadas, 130 catanas e 130 limas e tantos outros objectos para auxiliar no cultivo de vários produtos.
Já, o Administrador municipal, Neves Bambi, elencou os principais desafios destacando igualmente do lançamento oficial do ano agrícola 2024-2025, com realce o discurso sobre o Estado da Nação, parafraseando as palavras do Presidente da República João Lourenço, que pede “maior atenção aos produtores para que se empenhem, no sector agrícola com vista a apostar na diversificação da economia em todo território nacional”.
O político acrescentou ainda, que as famílias camponesas tiveram acesso a fertilizantes e outros bens diversos.
“Temos 80 toneladas adubos o mesmo numero de MPK, para que se termine com a fome no país em particular na província do Bié”, concluiu.