Os moradores do “Condomínio das Orquídeas”, localizado no Zango-1, município do Calumbo, província do Icolo e Bengo, denunciam esquema de corrupção dentro da ENDE- Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade com o suposto proprietário do PT privado identificado por Tadeu Alexandre.
Sem Censura

Aquelas famílias que adquiriram os seus lotes e construíram outras ainda que compraram as casas em fase de acabamentos em diversas construtoras dizem que existem na Condomínio das Orquídeas elemento que se faz passar de dono do espaço mesmo ele ter vendido casas e terrenos aos cidadãos que actualmente apresentam documentação no referido espaço.
“Existem famílias a sofrerem chantagens até mesmo promeças de mortes, uma destas é a Presidente da Comissão de Moradores para nós é muito difícil e a Polícia Nacional e mais órgãos do Estado dominam o assunto e nada fazem”, lamentaram.
Ainda sobre a falta de eletricidade na zona, avançaram que tem sido desconfortável ouvir barulho de geradores por que um suposto empresário e agente do SINSE em colaboração com funcionários da ENDE- Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade, obrigaram os moradores a fazerem o contrato no valor de 300 mil kwanzas, inicialmente, contrato que muitos não concordam.
“Infelizmente nos reunimos e elaboramos uma carta ao ministro da Energia e Águas que deu um parecer favorável, mas que, na prática nada se efectiva, situação que nos faz entender que há má-fé dos que estão em frente deste processo e que tenhamos energia da rede pública”, denunciaram.
Uma cidadã fez saber que por falta de iluminação da rede pública algumas casas em fase de acabamentos, servem para abrigar marginais e outros jovens com comportamentos fora do comum que violando menor de idade e fazerem das suas na calada da noite, como, por exemplo, assaltos a mão armada e o uso de drogas pesadas e estupefacientes vulgo liamba.

“Por favor, que a ENDE venha fazer o seu papel que é ligar a energia tal como foi orientado pelo Ministro, já temos os cabos nas nossas casas, PT instalado no local para ver se acabamos de uma vez por todas este sofrimento com uma mistura de humilhação pelo senhor identificado por Tadeu Alexandre, um dos principais obstáculos aqui no nosso ”Condomínio das Orquídeas”, suplicou.
A Presidente da Comissão de moradores “Condomínio das Orquídeas”, explica que a sua área já fez o seu papel e acredita que nos próximos dias os agentes da ENDE- Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade estarão no local para cumprir e fazerem cumprir às orientações do Ministro da Energia e águas que é para qua a população use a energia do PT da responsabilidade do Estado.
A nossa redação contactou via telefónica o cidadão Tadeu Alexandre, acusado de criar mal-estar às famílias, mais sem sucesso.
Recorde-se que “Condomínio das Orquídeas” possui treze hectares e meio, mais de 300 vivendas e cerca de 50 casas habitadas e outras 100 por serem habitadas.