ACTIVISTA PEDROSKI TEKA ACUSA OPOSIÇÃO DE RECUO À REVOLTA POPULAR “TAL COMO SE VIVE EM MOÇAMBIQUE”

Política Última hora

O activista cívico angolano, Pedroski Teka acusou recentemente a oposição de ser a principal culpada pela desgraça social e financeira em que o país se encontra.

Sem Censura

Teka que falava no fim de um encontro de tomada de posse de novos membros do partido político PDP-ANA, teceu duras criticas ao governo e a oposição de estarem a sacrificar ou silenciar a juventude desde 2022.  

“Realmente o nosso país tem tido problemas de passagem de testemunhos, tem tido problemas de dar oportunidades aos jovens”, avançou.

O que acabamos de presenciar aqui é o rejuvenescimento de um partido político que é um dos primeiros da nossa república, que existe desde 1991.

Satisfeito, Pedroski, jurou ser emocionante ver a juventude a ser dada esta oportunidade de  assumir responsabilidades cada vez maiores no país. “Não é só reclamar”, sublinhou.

“Nós temos de crescer, porque até já crescemos, e aparecer. Mas aparecer de maneira organizada, aparecer de maneira formal como esta, diante das instituições, eu como ativista, nós lutamos muito nas ruas, mas também diante das instituições, existem estas oportunidades que nós não devemos dispensar”, reforçou.

Questionado sobre o silêncio dos jovens nas ruas, o activista reagiu que a culpa era da oposição que rasgou a cortina da esperança da juventude.

“A juventude está decepcionada, primeiro, com o partido no poder, o MPLA, e segundo, com o que aconteceu com a nossa oposição em 2022”.

A juventude e o povo em geral tinham expectativas, confiou. Infelizmente, fomos orientados pela liderança a mantermos a serenidade. E esta serenidade não agradou. E vemos que desde 2022 até agora, as manifestações, a juventude recuou.

“Este é um recuo estratégico”.

Qual é a conclusão que chegamos? Que realmente quem estremecia o país, quem realmente estremece o país é a juventude. E esta força motriz de cada sociedade jamais deve ser metida à parte.

“Isto é para os políticos entenderem e poderem agir em conformidade”.

Quanto a questão de Moçambique ou que está a acontecer em Moçambique, Pedroski disse que é o que devia acontecer aqui.

“Infelizmente, nós não tivemos a coragem suficiente para seguirmos este caminho”.

Adiantou igualmente que Moçambique está a dar um exemplo grande de coragem, de bravura.

“Moçambique está a dar um exemplo grande de dignidade e Venâncio Mondlane é um político que não se deixou levar por assentos ou mandatos no parlamento”,

Advogou que o interesse do povo deve estar em primeiro lugar. “O discurso de banho de sangue, o discurso de não sei o quê”.

Por que é que não está a pegar em Moçambique?

Porque em Moçambique existe um líder corajoso. Um verdadeiro líder no verdadeiro sentido da palavra.

“Angola tem de aprender, é humilhante ver aquilo que está a acontecer ali, que nós devíamos fazer aqui e não fizemos”.  

E nós somos coniventes pelo sofrimento que o nosso povo está a passar desde 2022 até agora, porque nós, mais uma vez, engolimos os sapos.

Mais uma vez fomos covardes. Esta união entre o PDP-ANA e o PAJUD, este fortalecimento à juventude é algo louvável. “É algo louvável”, finalizou.

= A NOTÍCIA COMO ELA É =

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *