AAEA promete apoiar crianças fora do sistema de ensino no bairro TC Neto

Sociedade Última hora

O presidente nacional da Associação de Apoio aos Estudantes de Angola (AAEA), Zeferino Mendes, anunciou que a instituição vai prestar apoio, nos próximos dias, a mais de 30 crianças que se encontram fora do sistema de ensino no bairro TC Neto, município da Camama, em Luanda.

Fonte: semcensura.ao

A iniciativa surge após a AAEA ter tomado conhecimento, através de um vídeo publicado na página da Sem Censura TV, de uma professora que lançou um apelo público de ajuda em prol das crianças que estão há cerca de seis meses sem acesso às aulas, devido à falta de materiais didáticos.

“Quero manifestar a nossa profunda admiração e reconhecimento pelo gesto voluntário e filantrópico de uma cidadã que, com enorme sentido de missão, tem ministrado aulas a mais de 37 crianças fora do sistema de ensino, nas imediações do campus da Universidade Agostinho Neto, na Camama”, declarou Zeferino Mendes.

O dirigente reconheceu que a nobre iniciativa tem enfrentado dificuldades, principalmente pela falta de material escolar, o que levou várias crianças a desistirem das aulas.

“Perante este cenário, a Direção Nacional da AAEA compromete-se a apoiar com a entrega de materiais escolares essenciais, de forma a impulsionar a continuidade deste gesto educativo e voluntário, que tanto bem pode fazer às nossas comunidades”, acrescentou.

De acordo com a instrutora voluntária, as crianças não dispõem de cadernos, lápis, borrachas, roupas, chinelos, nem mesmo de um quadro ou giz para as aulas.

“Não temos quase nada. Os encarregados não têm dinheiro para comprar o mínimo necessário. As crianças têm vontade de estudar, mas faltam condições básicas”, lamentou.

A AAEA, que actua há mais de um ano no apoio a causas sociais, procura mobilizar parceiros e doações para devolver a esperança e o direito à educação a estas crianças.

“Apelamos aos nossos parceiros institucionais, empresários e à sociedade civil para que se unam a esta causa, contribuindo com meios que permitam devolver a esperança e o direito à educação. Acreditamos que, juntos, podemos transformar vidas”, reforçou o presidente da associação.

Com representação em 16 províncias e planos de expansão, a AAEA mantém parcerias com os Ministérios da Juventude e Desportos, do Ensino Superior, o Instituto Angolano da Juventude, o Conselho Nacional da Juventude e o Conselho Provincial da Juventude de Luanda.

= A NOTÍCIA COMO ELA É =

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *