
O Petro de Luanda tornou-se, hoje, bicampeão em sub-19 masculino depois de vencer o rival Primeiro de Agosto, por 72-70, na final da 38.ª edição do Campeonato Nacional, em Benguela.
A final do Campeonato Nacional de Basquetebol Sub-19 masculino entre Petro de Luanda e Primeiro de Agosto foi disputada num misto de emoção e equilíbrio, tendo em conta a rivalidade histórica entre as duas formações.
Ambos os conjuntos têm tradição e sucesso na modalidade a nível nacional, o que adicionou ainda mais um ingrediente à partida decisiva.
Militares e tricolores deram mostras de não querer perder e lutar até ao fim.
No reatamento, a faltar cinco minutos para o fim do terceiro quarto, o Petro aumentou a diferença pontual para 50-46 com dois triplos. Mas alegria dos petrolíferos durou pouco porque o conjunto do Rio Seco voltou a aproximar-se no marcador.
A solidariedade, espírito de sacrifício e entre-ajuda foram factores preponderantes para que a formação do eixo-viário chegasse ao último quarto com vantagem (60-56), com os atletas Abraão Mateus e José Nseke, que marcaram, ambos, 23 pontos, a fazerem a diferença, enquanto, do lado militar, Joel Pinto, que, igualmente, totalizou 23 pontos, levava água ao seu moinho.
Quando faltava 1 minuto e 44 segundos o D’ Agosto empatou o encontro após uma falta cometida.
A partida foi ganha ao detalhe, do princípio ao fim.
Aos 26 segundos do último período, as duas equipas estavam empatadas.
O lance que definiu a final surgiu aos 3 segundos da buzina quando Garcia Cassanga converteu por baixo do cesto, dois pontos, selando o marcador em 72-70 favorável aos petrolíferos.