A Comissão Sindical dos trabalhadores da Sede do Governo da Província do Bié realizou, na sexta-feira, dia 9, uma assembleia geral com o objectivo de auscultar as principais preocupações dos funcionários públicos afectos à instituição.
Durante o encontro, os trabalhadores manifestaram inquietações relacionadas com a melhoria das condições de trabalho, destacando a necessidade de reforço dos meios informáticos, disponibilização de meios de transporte, promoção de acções formativas, bem como a actualização das categorias profissionais.
No final da assembleia, a Governadora Provincial do Bié, Celeste Elavoco David Adolfo, reconheceu as preocupações apresentadas e reafirmou o compromisso do Executivo local em melhorar, de forma gradual, o ambiente laboral dos funcionários. “O Governo da Província do Bié está empenhado em continuar, de forma paulatina, a criar melhores condições de trabalho para os seus funcionários”, afirmou.
A governante apelou, no entanto, ao sentido de responsabilidade dos trabalhadores, sublinhando a importância da contribuição individual para o desenvolvimento da província. “É fundamental que cada funcionário desempenhe o seu trabalho com zelo e profissionalismo, sobretudo no atendimento aos utentes que recorrem aos diferentes sectores do Governo”, frisou Celeste Elavoco David Adolfo.
A assembleia ficou igualmente marcada pela apresentação da acta e do grau de cumprimento das recomendações saídas da assembleia anterior, realizada a 3 de Janeiro de 2025, bem como pela apresentação dos objectivos do encontro e a leitura do relatório da Comissão Sindical.
No encontro foi ainda abordado o novo Regime de Avaliação de Desempenho dos Funcionários Públicos, aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 173/25, de 24 de Setembro, instrumento que visa reforçar a cultura de mérito e eficiência na Administração Pública.