“Mundial2026? Não somos favoritos ao título, somos candidatos”

O médio português Vitinha recordou o ano de 2025 onde atingiu o pódio da Bola de Ouro e conquistou praticamente todos os troféus que disputou, apontando agora forças ao Mundial2026.

Vitinha teve indiscutivelmente o seu melhor ano da carreira em 2025 e, em entrevista ao jornal O Jogo, fez uma retrospetiva e anteviu o que poderá acontecer no ano de 2026 para que seja ainda melhor, apontando ao Campeonato do Mundo como principal alvo.

“Diria que num estado de ansie­dade posi­tiva, por­que não é um estado de ner­vo­sismo, mas sim de ansie­dade posi­tiva pela von­tade de jogar, de que­rer que che­gue o dia para poder­mos des­fru­tar, mos­trar qua­li­dade e lutar pelo Mun­dial. Vai ser o meu segundo Cam­pe­o­nato do Mundo e espero ter maior con­tri­bui­ção e par­ti­ci­pa­ção. É isso que todos os pos­sí­veis con­vo­ca­dos sen­tem. Há muita von­tade de jogar este Mun­dial e espe­ra­mos que che­gue rápido, por­que que­re­mos muito lutar e ganhar“, começou por dizer o internacional português.

Não somos favo­ri­tos, somos can­di­da­tos. Acho que temos que ir por aí. Não estou a dizer para espe­rar­mos pouco, nem de perto nem de longe, temos de espe­rar muito por­que existe na sele­ção mais do que capa­ci­dade para isso, quer indi­vi­dual como cole­ti­va­mente, mas tam­bém temos de ter muita calma e cabeça, pen­sando que o Mun­dial não se ganha já a pen­sar na final, mas sim no pri­meiro jogo. Mas sim, diria que com a sele­ção que temos, com a qua­li­dade e capa­ci­dade que existe, temos que con­si­de­rar Por­tu­gal um dos can­di­da­tosSeria his­tó­rico con­se­gu­ir­mos o que todos ambi­ci­o­na­mos“, continuou.

Fazendo ainda uma comparação entre a seleção nacional portuguesa e o Paris Saint-Germain, Vitinha não escondeu que as semelhanças não são tão poucas como seria de esperar.

“Diga­mos que o PSG tem um jogo pare­cido com o da sele­ção, por­que não é total­mente dife­rente. Não temos um jogo de posse super­con­tro­lado no PSG e che­ga­mos à sele­ção para apos­tar no con­tra-ata­que. Na sele­ção tam­bém é um jogo de posse e con­trolo, ten­ta­mos sem­pre ter a supe­ri­o­ri­dade em rela­ção à equipa adver­sá­ria, por­que temos joga­do­res de equipa para isso tam­bém, e é isso que o mis­ter Roberto Mar­tí­nez tenta incu­tir. No entanto, há sem­pre vari­á­veis dife­ren­tes, os joga­do­res tam­bém são dife­ren­tes e não esta­mos jun­tos tan­tas vezes. Digo que den­tro da mesma filo­so­fia de jogo, com estilo de jogo pare­cido, acaba por haver ques­tões táti­cas dife­ren­tes”, completou.

A conquista da Liga das Nações

O final da temporada passada foi de festa em dose dupla para Vitinha e os seus compatriotas portugueses no PSG, já que venceram a Liga dos Campeões e poucos dias depois estavam a disputar a final four da Liga das Nações.

“Nem tinha fes­te­jado bem a Cham­pi­ons e já estava na Liga das Nações. Curi­o­sa­mente, os dois títu­los foram no mesmo está­dio, em Muni­queGanhá­mos a Cham­pi­ons, fes­te­já­mos em Paris e vol­tei à Ale­ma­nha. Estava tudo muito fresco, está­va­mos ainda a pro­ces­sar o que tinha acon­te­cido no clube quando já tínha­mos de estar nova­mente a jogar pela sele­ção e logo num troféu impor­tante”

No pri­meiro jogo, frente à Ale­ma­nha, come­cei de fora, o mis­ter falou comigo e achou que seria melhor assim, por tudo o que tínha­mos aca­bado de viver pelo clube. Não come­çá­mos mal o jogo, mas sofre­mos o golo pri­meiro. Depois con­se­gui­mos dar a volta e quando entrei ten­tei dar o meu melhor. Feliz­mente, o Chico [Conceição] tam­bém entrou e con­se­guiu fazer um golo impor­tante e depois o Cris­ti­ano fez outro, com uma assis­tên­cia do Nuno Men­des, e che­gá­mos à vitó­ria“, recordou.

Ganhando à Ale­ma­nha na Ale­ma­nha, sen­ti­mos que o troféu podia ser nosso. Foi uma boa afir­ma­ção da nossa parte. Na final, enfren­tá­mos uma grande sele­ção, com um estilo de jogo pare­cido com o nosso, mas ainda mais vin­cado, não só pela con­ti­nui­dade que têm, mas tam­bém pelo que já pra­ti­cam desde miú­dos, todos com a mesma men­ta­li­dade e forma de jogar. Ten­tá­mos ter a bola o máximo pos­sí­vel, mas a Espa­nha tam­bém é super­ca­paz nesse aspeto“, reforçou o médio.

Nos penáltis tínha­mos de man­ter a calma e ser for­tes psi­co­lo­gi­ca­mente, por­que tive­mos de anu­lar duas des­van­ta­gens. Con­se­gui­mos com resi­li­ên­cia e depois man­ti­ve­mos a fri­eza nos penál­tis, que feliz­mente nos leva­ram à vitó­ria. Pude, feliz­mente, ganhar o pri­meiro título pela sele­ção e estou muito orgu­lhoso”, afirmou.

A avaliação aos colegas lusos no Paris Saint-Germain

O médio português não é o único luso no plantel da equipa francesa, onde a qualidade abunda em todas as secções do terreno, com João Neves como parceiro de meio-campo, a quem deixa muitos elogios, assim como a Nuno Mendes na defesa.

“Sei que as pes­soas fazem essa com­pa­ra­ção [com Xavi e Iniesta] e é nor­mal que isso acon­teça, por­que não fal­tam esti­los seme­lhan­tes no fute­bol. Isso surge com natu­ra­li­dade e sobre o João Neves só tenho a dizer coi­sas muito posi­ti­vas. Estou sem­pre a dizer-lhe o quanto é incrí­vel como joga­dor e como pes­soa. É dos melho­res que já vi jogar e acre­dito que vai ser o melhor de todos daqui a muito pouco tempo. Aliás, para mim, se não é o melhor da atu­a­li­dade está ali nos luga­res de topo. É bru­tal o que ele con­se­gue fazer, faz quase tudo bem e numa posi­ção difí­cil. Já lhe disse isso várias vezes, ele fica meio enver­go­nhado, mas diria que o único con­tra que ele tem é que existe muito pouca coisa em que possa evo­luir, mesmo sento tão jovem“, analisou Vitinha.

“Há tanta coisa que faz bem com os seus atri­bu­tos que impres­si­ona. O João só tem de con­ti­nuar a ser a pes­soa que é, cinco estre­las em campo e fora dele. Se man­ti­ver o com­por­ta­mento e a forma de ser, e não duvido que isso vai acon­te­cer, vai ser o melhor joga­dor por­tu­guês nos pró­xi­mos lar­gos anos. É mesmo alguém por quem tenho grande admi­ra­ção, elo­gio-o sem­pre muito por­que merece e reco­nheço que só che­guei a este nível por­que ele me aju­dou. Jogar ao lado dele é fan­tás­tico, é um pra­zer e um luxo“, completou.

Nuno Mendes? Está num momento de forma bru­tal. Já o disse e volto a dizer: é o melhor late­ral-esquerdo do Mundo, sem qual­quer dúvida. E tem capa­ci­dade para man­ter esse esta­tuto durante mui­tos anos. É só con­ti­nuar a tra­ba­lhar da mesma forma por­que capa­ci­dade não lhe falta. Desejo muito que tenha sem­pre todo o sucesso, de pre­fe­rên­cia ao lado dele, pois gosto imenso de jogar com ele”, confessou o médio do Paris Saint-Germain.

Quanto a Gonçalo Ramos, o membro que falta do ‘quarteto fantástico’ português no campeão da Europa e de França, Vitinha realçou a capacidade mental do ponta-de-lança, que tem sido uma ‘arma’ útil a partir do banco de Luis Enrique.

Tem uma per­so­na­li­dade e uma resi­li­ên­cia como pou­cos. Acho que nesse aspeto tem uma pos­tura ina­cre­di­tá­vel, é mesmo muito forte e será mesmo a prin­ci­pal qua­li­dade dele, a men­ta­li­dade e a cabeça. Não é fácil lidar com o facto de jogar menos, ape­sar do sucesso cole­tivoO Gon­çalo não tem tido gran­des opor­tu­ni­da­des e, mesmo sem ser titu­lar na maior parte dos jogos dos últi­mos dois anos, entra e dá sem­pre gran­des res­pos­tas“, realçou.

Quando é cha­mado marca golos, nunca faz cara feia, luta sem­pre, tra­ba­lha como nin­guém e é um exem­plo para todos. Todos os miú­dos que jogam fute­bol e dese­jam um dia che­gar a pro­fis­si­o­nais deviam olhar para o Gon­çalo. A melhor qua­li­dade que podem ter e con­tro­lar é a men­ta­li­dade, a resi­li­ên­cia, essa von­tade de tra­ba­lhar sem­pre no máximo e no fim nin­guém ter rigo­ro­sa­mente nada a apon­tar. Depois os núme­ros falam por ele, pois é dos joga­do­res do mundo com melhor rácio de golos por tempo de uti­li­za­ção. Sem­pre que joga ou entra marca golo, mesmo quando as coi­sas não estão a sair tão bem. Isso é tudo fruto do tra­ba­lho”, concluiu.

= A NOTÍCIA COMO ELA É =

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

TÓPICOS

Related Articles

error: Content is protected !!