Soliya Selende Lumumba, membro do Conselho Político e do Comité Nacional do Partido de Renovação Social (PRS), acompanhado por alguns membros do Executivo do partido, realizou, na manhã desta semana, um acto político no sector Comandante Vilinga, na província do Huambo, onde foi também hasteada a bandeira da formação política.
Fonte: semcensura.ao

No seu discurso, Lumumba criticou a actual gestão da província, afirmando que “nada mudou” em relação às práticas do passado. Segundo o dirigente, “os vícios antigos continuam, agora com novos métodos”, acusando ainda as autoridades locais de influenciarem a imprensa, organizarem lobbies e ordenarem a retirada de bandeiras dos partidos da oposição em alguns pontos da cidade.
O secretário provincial do PRS no Huambo exortou os militantes a fazerem, em 2027, “a escolha certa”, optando por um partido que “aposta na verdadeira democracia, através do federalismo, e defende a justiça social”.
No final do encontro, Soliya Selende Lumumba reafirmou que o PRS defende a preservação da paz e a consolidação da democracia, sublinhando que “as bandeiras dos partidos não devem ser motivo de conflitos entre irmãos angolanos com opiniões diferentes”. O dirigente considerou ainda “vergonhoso” o clima de intolerância política que, segundo ele, se vive actualmente na província do Huambo.