Presidente do Bloco Democrático elogia candidatos ao cargo de presidente da UNITA, Adalberto da Costa Júnior e Massanga Savimbi

Política Última hora

O presidente do Bloco Democrático (BD), Filomeno Viera Lopes, endereçou nesta sexta-feira, 28, uma saudação oficial ao XIV Congresso da UNITA, apelando à consolidação da unidade das forças políticas comprometidas com a alternância democrática no país.

Fonte:semcensura.ao

Em nome dos dirigentes, militantes, simpatizantes e apoiantes do BD, o presidente da organização politica apresentou “calorosas saudações aos congressistas”, destacando o carácter democrático do processo interno do maior partido da oposição.

“Saudamos todos os congressistas aqui presentes, mulheres e homens combatentes, que tiveram a confiança das bases da UNITA para representarem de forma responsável os seus anseios e assumirem a responsabilidade de aprovarem a estratégia e os dirigentes do próximo mandato”, expressou.

O BD elogiou igualmente os candidatos ao cargo de presidente da UNITA, Adalberto da Costa Júnior e Massanga Savimbi, sublinhando que a disputa interna reflecte a maturidade democrática do partido.

“Este congresso permitiu a possibilidade de escolha, consolidando a tradição de democracia interna completamente interiorizada na oposição séria e ainda inexistente no partido da situação”, afirmou.

A organização reiterou que a unidade das forças políticas e sociais continua a ser uma condição essencial para a alternância democrática em Angola, recordando a experiência da Frente Patriótica Unida (FPU).

“A unidade dos partidos políticos, organizações e activistas da sociedade civil é um imperativo nacional e a condição da vitória da alternância democrática, como ficou comprovado pela acção conjunta da FPU”, destacou.

O BD citou ainda a Moção de Orientação Política aprovada na sua recente Convenção Nacional, que estabelece como objectivo estratégico a “construção de uma Frente Unida Coligada com a sociedade civil e partidos da oposição”, reafirmando a total disponibilidade para contribuir para esse desígnio.

O discurso apelou à cooperação entre as forças políticas, invocando a filosofia africana do Ubuntu.

“Cooperemos dentro do espírito Ubuntu, pois ‘eu sou porque nós somos’. Se queres chegar rápido, vai sozinho; se queres chegar longe, vai acompanhado”, assinalou o BD, defendendo que o país precisa “remover estruturas, sarar feridas profundas e avançar para onde o povo encontrará a felicidade”.

= A NOTÍCIA COMO ELA É =

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *