Estado Angolano gasta milhões de dólares para receber selecção da Argentina

Desporto Última hora

Em Angola, o jogo de futebol amistoso com a Argentina continua a gerar debates e polémica, nomeadamente devido ao cachet pago à Federação Argentina. Esta quinta-feira foram revelados os preços dos bilhetes, que serão vendidos a partir de sábado. Os valores variam entre os mil e os cinco milhões de kwanzas, algo como um euro e 4 700 euros. Um preço “absurdo” diz a sociedade cilvil, para um país onde uma em cada três pessoas passa fome. 

valor do cachet pago à federação Argentina para este encontro a decorrer dentro de uma semana não foi revelado. Mas a UNITA na oposição tem estado a criticar os gastos que estima em 20 milhões de dólares, cerca de 18,5 milhões de euros – para um simples jogo amigável. 

De acordo com vários títulos da imprensa africana, a federação angolana de futebol desembolsou 12 milhões de euros para receber os campeões do futebol argentino. Entre eles, um convidado de prestígio, o craque da bola Lionel Messi. Sem esta vedeta na equipa, a Argentina, três vezes campeã do mundo de futebol, teria exigido prestações mais baixas e Angola não pagaria tanto pelo encontro. 

Este jogo, entre os Palancas Negras e o Albiceste, realiza-se no quadro das celebrações dos cinquenta anos de independência de Angola. O estado angolano comprometeu-se com o financiamento total da factura, à qual se junta a ida e volta com avião privado da delegação sul-americana, e o alojamento de toda a equipa para três noites, no mínimo, num hotel de luxo em Luanda, uma das cidades mais caras do mundo. Sem contar com a restauração,a  segurança e todas as deslocações. 

Nas redes sociais, cidadãos angolanos dizem já saber qual é a mensagem que levam ao estádio: “tenemos hambre” em espanhol ou “temos fome” em português. Mais de 11 milhões de pessoas passam fome em Angola, ou seja uma em cada três pessoas, de acordo com a  Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. 

= A NOTÍCIA COMO ELA É =

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *