Prezados políticos, a UNITA e o seu Presidente são detentores de um poder que lhes é conferido para a tomada de decisões tanto para nomear como para exonerar.

É por esta razão que o Presidente Adalberto Costa Júnior neste momento, tem o poder de nomear quem lhe é conveniente.
Em Dezembro de 2025 poderá acontecer o Congresso do Partido UNITA, Congresso que poderá eleger o próximo Presidente do Partido, que dirigirá o Partido por mais 5 anos.
Ora bem, ACJ nada tem a perder ao nomear quem lhe convém, pois, tudo indica que já não está a fazer nomeações de acção progressiva para o Partido, mas, a fazer nomeações de manutenção do poder, preparando-se para concorrer à sua própria sucessão.
Falemos menos e observemos mais! Quem sabe que pode deixar de ser presidente daqui a 8 meses, com certeza não tem muita vontade de fazer indicações de pessoas que não sejam de sua conveniência. É o Congresso que se aproxima e com ele a dança.
A indignação de muitos pode muito bem ser posta à mesa com a decisão na hora do voto. Nem tudo se resolve com gritos, algumas decisões devem ser tomadas em silêncio.
Um grupo de jovens e mais velhos, beneficia-se deste mandato, pois são os que estiveram sempre ao lado de ACJ, isso não é sobre quem pensa melhor ou quem faz melhor o trabalho; aí é sobre quem é mais confiável, quem tem pouca possibilidade de trair o plano de manutenção do poder que visa dar continuidade ao grupo que vem se beneficiando deste mandato.
Não é por acaso que famílias foram divididas por causa de uns estarem de um lado e outros do outro lado, por causa de dinheiro.
Para que ACJ continue como Presidente da UNITA até 2027, hora e ano de mais uma divisão de lugares na Assembleia Nacional, CNE, bem como será hora de se renovar a esperança para que a UNITA possa por um milagre vir a ser Poder.
Quem não quer ser o líder que vai levar a oposição ao Poder!
E mais; não nos esqueçamos de que, estas nomeações são as mesmas que vão garantir os Lugares que garantem as viagens, as férias, as propinas dos filhos de alguns Políticos, bem como garantem os iPhones para as namoradas dos políticos ou quem sabe, garantem casamentos de duas pessoas que não precisam de levar currículos a lado nenhum, porque só precisam de continuar a bater palmas e dizer “SIM CHEFE”… Este dinheiro e esta boa vida que permite ir dormir em New Jersey e escovar os dentes em França, está totalmente dependente das nomeações que se fazem agora, num momento que antecede o Congresso do Partido. Não questionemos muito, assim é a Política em Países onde os Políticos são em maioria oficialmente desempregados. Portanto, a nomeação de Irina Diniz não tem nada a ver com o crescimento do Partido ou com a sua inteligência, pelo que estou a analisar. Aliás, quem a conhece sabe que ela pouco fala e pouco escreve. Não conheço nenhum texto de vossa excelência, sem desprimor, já está dentro do plano de gestão e manutenção do poder, para que se possa fazer a continuidade da classe que domina e usufrui do dinheiro e das regalias do Partido.
Espero que estejam preparados para as próximas medidas que têm a ver com a manutenção do poder. ACJ precisa de arrumar a casa a seu favor.
E isto vai exigir peças que ele conhece e confia e não as que você e eu queremos ou confiamos.