O Hamas já libertou, este sábado de manhã, um dos três reféns israelitas que estavam previstos para hoje: Or Levy, de 34 anos, Eli Sharabi, de 52, e Ohad Ben-Ami, de 56 anos.
Sem Censura

Foi o quinto momento de libertação deste cessar-fogo.
O mais novo dos três homens libertados, Or Levy, tem ligações a Portugal. Foi certificado como sefardita pela Comunidade Judaica do Porto, requisito necessário para adquirir cidadania portuguesa.
De acordo com o responsável da Comunidade Judaica do Porto, em novembro de 2023 – quando Or já estava retido na Faixa de Gaza -, os seus representantes legais e a própria embaixada de Israel em Portugal “solicitaram à Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa que instruísse o processo com urgência”.
O tio de Or Levy, referiu ainda, tem nacionalidade portuguesa.
Dezenas de combatentes armados do Hamas, com máscaras e fitas verdes na cabeça, posicionaram-se de manhã cedo em Deir el-Balah, no centro do território palestiniano, antes do início da operação.
Formaram um cordão de isolamento à volta de uma zona onde o movimento montou um palco com fotografias de veículos blindados israelitas destruídos, bandeiras verdes do movimento e fotografias de comandantes mortos.