O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira, o registo de 25 casos suspeitos de cólera no Bairro Paraíso, no Município do Cacuaco, Província de Luanda. Destes casos, cinco resultaram em óbitos. Os pacientes apresentam sintomas de vómitos e diarreia aquosa.
Sem Censura

De imediato, o Gabinete Provincial da Saúde de Luanda, em coordenação com outras instituições, inic de contenção, incluindo a desinfecção das áreas afetadas, o rastreamento de contactos e a investigação epidemiológica e laboratorial para confirmação dos casos.
Além disso, foi lançada uma campanha de mobilização comunitária, envolvendo ativistas no terreno para ações de sensibilização casa a casa e distribuição de hipoclorito de cálcio (lixívia) e materiais educativos.
Medidas de Prevenção
O Ministério da Saúde apelou à população, especialmente do Bairro Paraíso, que adote medidas de prevenção como:
- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão.
- Tratar ou ferver a água antes de consumir.
- Lavar bem frutas e legumes.
- Usar latrinas ou casas de banho, evitando práticas que possam contaminar o ambiente.
- Manter os alimentos bem cozidos e armazenados de forma segura.
Em caso de sintomas suspeitos, a orientação é levar o doente à unidade de saúde mais próxima e oferecer líquidos constantemente.
Esforços de Contenção
O Ministério garantiu que todas as ações necessárias estão sendo implementadas para conter a propagação da doença e proteger a saúde pública. A população foi instada a manter a calma e colaborar no cumprimento das orientações.