GAFI VISA COMBATER LAVAGEM DE DINHEIRO E TERRORISMO- DOMINGOS LUKUNDE

Opinião

As actividades do GAFI visam estabelecer padrões e promover a efectiva implementação de leis, regulamentos e medidas operacionais para combater a lavagem de dinheiro, o financiamento ao terrorismo e outras ameaças à integridade do sistema financeiro internacional.

Fonte: Domingos Lukunde (Economista e pesquisador)

Dos pontos recomendado pelo GAFI, angola tentou cumprir no primeiro mandato do Presidente João Lourenço, que era devolver a confiança do sistema financeiro nacional no que toca o combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento ao terrorismo, vou aqui abordar o branqueamento de capitais em que foi elaborado leis para punir que adota-se essa prática e o que se viu é que de lá para cá quase ninguém foi preso por essa prática e o que se viu é perseguição com o grupo de pessoas que trabalharam com o ex presidente José Eduardo dos Santos( em memória) uma perseguição acérrima.

No mandato de João Lourenço indivíduos ligados próximos a ele com acusações de branqueamento de capitais nem foram indiciados por nenhuma acusação pela PGR.

Estando na linha cinzenta do GAFI nos coloca numa posição não muito boa a nível do sistema de gestão financeiro internacional,essa linha não nos coloca numa posição de sanções do dolar até porque o GAFI não bloqueia o swift bancário, sabemos que o swift bancário é o mais preocupante a nivel das transacções de trocas comerciais do pais com o resto do mundo.

As trocas comerciais vão funcionar na sua normalidade ate porque das exigências colocadas Angola não honrou 17 das 87 recomendações Angola cumpriu 70 das medidas a catadas.. angola vai seguir as recomendações deixadas por alguns países de África que houve melhorias positivas a exemplo do do Senegal,portanto é sim fundamental que haja cumprimento das leis sabemos que o mandato de João Lourenço criou-se bastante leis para melhorar o ambiente financeiro internacional mais peca-se na materialização principalmente no combate ao branqueamento de capitais que muitas das vezes ninguém é preso por essa prática em Angola.

É fundamental que se apela as famílias e as empresas que essa tese se escassez de dolar é errónea, haverá sim dolar e as relações comerciais entre Angola e o resto do mundo continuará, o que pode existir por parte de algumas empresas internacionais é a perda de confiança no mercado financeiro internacional.

= A NOTÍCIA COMO ELA É =

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *