Crisóstomo Tchipiaka, director-geral da Rádio Despertar, está no centro de uma disputa interna na UNITA pela gestão da página oficial do presidente do partido, Adalberto Costa Júnior, no Facebook. Tchipiaka, conhecido pelo pseudónimo Horácio dos Reis, é acusado de não permitir que outros assessores, nomeadamente Alexandre Solombe, partilhem a administração da conta e publiquem conteúdos.
Fonte: Sem Censura TV

De acordo com fontes ouvidas pela nossa redacção, a situação levou a um “grande discussão” na presidência do partido, envolvendo Tchipiaka, Solombe e um jovem recém-recrutado. A queixa contra Tchipiaka é a de que ele centraliza a gestão da página, não permitindo que outros colegas publiquem, mesmo na sua ausência.
“O director da Rádio Despertar não permite que os outros publiquem. Mesmo quando ele fica doente, envia um dos seus ‘delfins’ para filmar directamente para a página do presidente”, afirmou uma fonte, referindo-se a Venceslau Chipindo.
Queixas Éticas e Ausência de Resposta
Várias queixas terão sido remetidas à comissão de carteira e ética do partido, alegando a incompatibilidade entre as funções de assessor de Adalberto Costa Júnior e a profissão de jornalista exercida por Tchipiaka. A mesma fonte garante que o director da Rádio Despertar terá dito, sobre as acusações: “Podem-se queixar, agora como vocês vão provar que sou o gestor e assessor da página?”.
O portal apurou ainda que a presidente da comissão de carteira e ética tem tentado, sem sucesso, contactar Crisóstomo Tchipiaka para tratar de assuntos relacionados com a Rádio Despertar, mas as chamadas não são atendidas nem retornadas.
Expectativa de Resolução Pós-Congresso
Internamente, cresce a expectativa para que, após o XIV Congresso do partido, Adalberto Costa Júnior nomeie Alexandre Solombe como gestor principal da página. “Já aconselhámos o presidente Adalberto Costa Júnior e ele garantiu que vai resolver [o assunto] depois da sua eleição como presidente do partido”, finalizou a fonte.
A ligação de Tchipiaka a Marcial Ndachala, actual porta-voz da UNITA e tio da sua esposa, é apontada como um dos seus suportes dentro da estrutura partidária.
A nossa reportagem tentou contactar Crisóstomo Tchipiaka para obter a sua versão dos factos,mas não obteve resposta. Ficámos também a saber que o número do director do nosso portal se encontra bloqueado pelo visado há quatro meses.